terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Reflexões dos Formandos: Turmas 2S/ 3S/ 9S/ 12S/ 13S


ACTIVIDADE - Área de CP (Cidadania e Profissionalidade):


Neste espaço pretende-se continuar a estimular a vossa participação e utilização do Blog.

A actividade a desenvolver, consiste numa reflexão dos Formandos dos Cursos EFA (Secundário) sobre o seu próprio percurso.


Essa Reflexão poderá ser impressa e arquivada nos vossos Dossiers/ Portefolios Individuais.


Deverão responder, de forma objectiva e sintética, enviando os vossos comentários e informações relativas aos seguintes 5 tópicos:


1.Nome /Turma/ Idade / Situação Profissional.


2. Áreas frequentadas: (CP / CLC/STC)


3. Expectativas e Objectivos na frequência dos Cursos.


4. Principais dificuldades sentidas: (de ordem pessoal, profissional, de conciliação de horários, de apoio prestado pelos formadores, mediadores e coordenação/ Direcção. Condições funcionais disponibilizadas pela Escola, etc.).


5. Parecer/opiniões sobre os temas do Referencial dos Cursos
( temas trabalhados nas diferentes Áreas de Formação).

13 comentários:

  1. 1. Luís Filipe Bravo Pimenta - 19 anos - 12S - Empregado

    2. CP / CLC / STC

    3. Em relação às expectativas que tinha quando entrei no curso, foram positivas, apesar de, quando começei houve uma serie de regras de mudar. O principal objectivo que tinham era terminar o 12º ano de forma rápida para poder ingressar na Faculdade.

    4. As minhas principais dificuldades foram, por vezes, não conseguir conciliar o tempo de estudo devido ao meu trabalho. Em relação aos formadores, acho que quase nenhum deles sabe quais são as regras e quais os referenciais do curso, visto que, uns impõem-nos certas regras que só nos dificultam ainda mais. Em relação á estrutura do curso, acho que, na minha opinião, nao tem lógica nenhuma, visto que (e como exemplo) para validarmos um RA temos de ter 50% da assiduidade, mas para completar o curso só é necessário ter 2 RA's validados por àrea, e numa área temos mais RA's, logo se quando acabamos os 2 obrigatórios o que é que estamos aqui a fazer?

    5. Acho que os temas abordados nas àreas do cursos foram interessantes, algumas um pouco desnecessárias. Mas acho que no geral foi positico. só nao concordo em falarmos muito em CP sobre filosofia/sociolagia/psicologia, ou se falarmos, ao menos que seja de uma forma mais simples.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. 1. Hermínio Claré, turma 13S, 44 anos, funcionário dos CTT há aproximadamente 20 anos.

    2. Frequento as áreas de CP, CLC e STC

    3. O meu objectivo ao frequentar o curso EFA (Vias de conclusão), é conseguir obter a equivalência ao 12º ano no espaço de tempo mais curto. Quanto a expectativas, espero fazer algumas amizades e aprender tudo o que puder, tanto com os formadores como com os colegas.

    4. A principal dificuldade é a conciliação do trabalho com o tempo necessário para as actividades do curso, uma vez que tenho o dia todo ocupado, com a minha actividade profissional, das 6:00h ás 18:00h, de forma continua, e depois com o curso, das 19:00h ás 23:00h. No entanto, estou motivado, porque considero normal e necessário o esforço extra que tenho que despender, até porque estou habituado a desafios exigentes no meu trabalho.

    5. Os cursos têm uma estrutura demasiado básica, o que compreendo, tendo em conta os seus objectivos, mas sentir-me-ia mais motivado se os temas fossem mais aprofundados.

    ResponderExcluir
  4. 1 - Zulmira Oliveira / Turma 2S / 57 anos / Funcionária Pública

    2 - CP / CLC / STC

    3 - A minha principal expectativa é concluir o 12º ano e os meus objectivos são evoluir culturalmente e travar novas amizades.

    4 - A minha principal dificuldade é a falta de conhecimentos em TIC e a ausência desta disciplina no curso.

    5 - Julgo que algumas matérias não têm muito interesse, nomeadamente, o funcionamento de motores.

    ResponderExcluir
  5. suzana 41 anos desempregada
    O curso do UEFA têm sido uma mais valia pois tenho aprendido com os RA`S e com os formadores apesar de ser cansativo por ser todos os dias mais será conpensador no fim do curso.
    Têm sido uma expriência interesante que me abre novos horizontes á nivel pessoal e futuramente profissional, pois aprendo de tudo um pouco .
    Espero concluir com éxito e por em pratica o que aprendi nos RA`S.
    Os meus abradeçimentos a toda equipa de formadores.

    ResponderExcluir
  6. 1 . Diogo André Delgado de Oliveira / 19 anos / 3S / Desempregado
    2 . CP / CLC / STC
    3 . Relativamente a este curso, ao curso EFA das Novas Oportunidades a minha expectativa / objectivo é a conclusão do 12º no menor espaço de tempo possível para me poder empregar no estrangeiro com o 12º ano concluído.
    4 . Não senti nenhuma dificuldade tirando a parte de não poder praticar um desporto actualmente uma vez que os horários recaem sobre as horas de estudo (19h - 23h).
    5 . Creio que, do ponto de vista cultural e tecnológico, estes cursos garantem um maior conhecimento em qualquer área a ser instruída/leccionada, no entanto creio (não indicando que estes temas não contribuem para um melhor conhecimento da nossa pessoa), creio que matérias como conhecimento de língua e gramática podiam ser dispensadas destes.

    ResponderExcluir
  7. 1-Miguel Angelo Carreira Assunção Alegria/24 anos/turma-3.s/desempregado.

    2-CP/CLC/STC

    3-As minhas expectativas foram bastante positivas,o meu objectivo ao ingressar nestes cursos era mesmo a conclusão do 12º ano,para depois então seguir para um curso professional,que com o 12º abrange uma escolha mais vasta e completa.

    4-Nunca tive grandes dificuldades em conciliar o meu tempo até porque estou desempregado e sempre tive bastante tempo para entregar os meus trabalhos a horas,os formadores optam pelo seu próprio esquema,ditam as suas regras cada um a sua maneira uns dificultam mais outros menos.Na minha opinião,as regras do curso em si e que sao um bocado digamos que contraditórios e confusos muitas das regras nao fazem sentido.

    5-Gostei bastante dos temas apresentados,aprendemos de tudo um pouco tem matérias muito interessantes outras também desn ecessárias,mas sempre apreendemos mais um pouco de cultura geral é positivo.

    ResponderExcluir
  8. 1-Vera Mónica Ferrãao Lopes/21 anos/turma-3.s/empregada.

    2-CP/CLC/STC

    3-As minhas expectativas foram bastante positivas,o meu objectivo ao ingressar nestes cursos era mesmo a conclusão do 12º ano,para depois conseguir ingressar na faculdade.

    4-Nunca tive grandes dificuldades em conciliar o meu tempo,mas as vezes venho cansada do trabalho e custa um pouco.

    5-Gostei bastante dos temas apresentados,aprendemos de tudo um pouco tem matérias muito interessantes, se bem que as vezes damos o mesmo temas em 3 areas diferentes e torna-se muito chato.

    ResponderExcluir
  9. Área: Cidadania e Profissionalidade
    PERCURSOS 1
    Nome Adérito Fernandes da Silva
    Turma EFA 2 S
    Idade 58 Anos
    Situação Profissional.
    Funcionário Público na Direcção Geral das Alfândegas em Setúbal.
    Com a categoria profissional de Verificador Auxiliar Aduaneiro Principal.
    Tendo 40 anos de antiguidade na Função Pública.

    2. Áreas frequentadas: (CP / CLC/STC)
    Desde 14.09.2009 estas mesmas áreas.


    3. Expectativas e Objectivos na frequência dos Cursos.
    Obter a equivalência ao 12º Ano do Ensino Secundário.
    Enriquecimento de conhecimentos.



    4. Principais dificuldades sentidas: (de ordem pessoal, profissional, de conciliação de horários, de apoio prestado pelos formadores, mediadores e coordenação/ Direcção. Condições funcionais disponibilizadas pela Escola, etc.).
    Conciliação dos horários.
    Considero a carga horária do curso excessiva, atendendo a que exerço uma actividade profissional, o que conjugado com a escola me deixa pouco tempo disponível para dar atenção à família especialmente aos filhos, que são menores.
    Acresce, ainda, o elevado número de trabalhos que têm que ser efectuados, pelo que o tempo mesmo que bem gerido, escasseia.
    No que se refere ao apoio prestado pelos formadores e mediador é bom, As condições da Escola não são as melhores, mas atendendo que a mesma se encontra a efectuar melhoramentos, por via das obras em curso, aceito as condições do momento.




    5. Parecer/opiniões sobre os temas do Referencial dos Cursos
    (temas trabalhados nas diferentes Áreas de Formação).
    Considero que o referencial de Cidadania e Profissionalidade, mais concretamente nos temas da Ética e Deontologia são dos mais trabalhosos e onde encontro mais dificuldade na aprendizagem e na apresentação dos trabalhos.
    Penso que a abordagem ao tema é exaustiva e torna-se minuciosa, apesar de no dia-a-dia estes temas estarem presentes no nosso comportamento e na forma como lidamos com os nossos parceiros, família etc.

    ResponderExcluir
  10. 1º Joaquim Fonseca Turma 2-S - 46Anos - Empregados.

    2º CP/ CLC/ STC.

    3º Em relação às minhas expectativas que tinha quando entrei para o curso EFA, era para aprender mais alguma coisa mais, porque para níveis profissionais não me vai fazer grande efeito, gosto estar presente nas aulas o mais possível, já agora terminar o 12º ano.

    4 º As minhas principais dificuldades é interpretar certos textos, para além disso é o horário que é longo, para quem se a levanta para trabalhar das 6 horas às 18h30 que é quando chego a casa. No entanto estou motivado para levar isto muito a sério até ao final, porque eu quando começo alguma coisa gosto de terminar e sou exigente comigo mesmo.

    5º Eu creio que estes cursos têm uma estrutura mais ou menos boa, mas ainda podia ser mais interessante se tivéssemos matemática, português, inglês, como aulas de tecnologia que era mais interessante para todos nós, por exemplo o tic fase muita falta, hoje em dia trabalha-se a base de computadores mas mesmo assim estou a gostar porque aprendemos mais um pouco de cultura, ética, etc. No meu modo de ver a nível geral é positivo.

    ResponderExcluir
  11. 1. António Passos - Turma - 2S - 50 anos - empregado

    2. Áreas frequentadas: (CP / CLC/STC)
    Desde 14.09.2009

    3. as minhas expectativas em relação ao curso são: reforçar os meus conhecimentos em termos de cultura, conhecer novas pessoas e claro, concluir o 12.º ano, para assim, poder aumentar as habilitações literárias.

    4. Relativamente à terceira questão, em termos de ordem pessoal e profissional tenho algumas dificuldades em gerir o meu tempo, quanto à conciliação de horários de transporte não tenho dificuldades em virtude de utilizar transporte próprio. No que diz respeito aos formadores, acho que dão os esclarecimentos adequados ao programa do curso e quanto ao funcionamento da escola, acho que é o normal.

    5. Quanto aos temas do referencial entendo que não são os mais adequados, penso que deveria ser implementado no curso, algumas disciplinas que fazem parte do ensino, como por exemplo, a disciplina de português, inglês, entre outras, que certamente enriquecia mais a formação dos formandos.

    ResponderExcluir
  12. 1-Maria Natércia Marques M. Ramos
    Turma 2/S
    44 Anos
    Auxiliar de Educação

    2-CP (Cidadania e Profissionalidade)
    CLC (Cultura, língua e comunicação)
    STC (Sociedade, Tecnologia e ciência)

    3-Esta formação tem como objectivo promover a formação do indivíduo como suplemento visando uma melhor preparação em paralelo com a profissão, no entanto estas áreas são insuficientes.

    4-Para mim a maior dificuldade está relacionada com o horário tardio e também a falta de preparação das novas tecnologias. Considero estar devidamente apoiada pelos formadores e mediadores.

    5-Em relação aos temas dados, acho que são interessantes, no entanto existem outras áreas como história, inglês, português, ciências, filosofia e Matemática, estas são importantes para uma melhoria de conhecimentos gerais.

    ResponderExcluir
  13. 1- Hugo Botão
    Turma:2 S
    25 anos
    Ajudante Pintor

    2- (CP/CLC/STC)

    3- Com a frequência neste curso espero adquirir novos conhecimentos úteis para o dia-a-dia e que estes se possam reflectir no futuro.

    4- As dificuldades sentidas por mim fazem sentir-se a nivel pessoal e profissional. Penso que os horários não estão apropriados para um curso pós laboral. Claro que sabemos o horário e as disciplinas que vamos ter e o trabalho que daí hão-de vir, porém acho que poderiam ser aperfeiçoados á vida atribulada que temos hoje em dia e atendendo ao facto de que é destinado a pessoas que querem completar as suas habilitações escolares e que já estão inseridas no mundo do trabalho e que a quantidade de trabalhos propostos poderá ser excessiva para a vida profissional e pessoal dos formandos.

    Sugestão: diminuir o números das aulas presenciais obrigatórias.

    5- Acho que deveria existir uma maior atenção a disciplinas consideradas muito importantes no percurso escolar de qualquer individuo como são: o inglês, informática, português entre outras.

    ResponderExcluir