sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Ano Lectivo de 2010/2011


Bem-vindos ao nosso Blogue no arranque deste ano lectivo.

O QUE É O PERCURSOS ?

É uma Plataforma de comunicação criada no ano lectivo de 2009-2010 e que pretende continuar a acompanhar e a apoiar, preferencialmente, os formandos que frequentam os Cursos EFA na Escola Secundária de Santo André no Barreiro.

Procura funcionar como um complemento da formação presencial, sendo também uma "porta aberta" para todos os que quiserem publicar ou simplesmente navegar...

sábado, 13 de março de 2010

Ano Lectivo de 2009-2010 CP5/CP6 Tolerância e Mediação / Deontologia e Princípios Fundamentais da Ética: Textos para Reflexão e Pesquisa





Homenagem a Irena Sendler

De nacionalidade polaca, nasceu a 15 de Fevereiro de 1910 e faleceu a 12 de Maio de 2008, com 98 anos.

Durante a 2ª Guerra Mundial, Irena conseguiu uma autorização para trabalhar no Gueto de Varsóvia, como especialista de canalizações, mas o seu propósito ia mais longe ... até onde poderia ir a compaixão, a empatia e a solidariedade de um grande ser humano . Sabia quais eram os planos dos nazis relativamente aos judeus.
No Gueto de Varsóvia Irena trazia meninos escondidos no fundo da sua caixa de ferramentas e levava um saco de serapilheira, na parte de trás da sua camioneta, (para crianças de maior tamanho). Também levava na parte de trás da camioneta, um cão a quem ensinara a ladrar aos soldados nazis quando entrava e saía do Gueto. Claro que os soldados não queriam nada com o cão e o ladrar deste encobriria qualquer ruído que os meninos pudessem fazer.
Enquanto conseguiu manter este trabalho, conseguiu retirar e salvar cerca de 2500 crianças. Por fim os nazis apanharam-na e partiram-lhe ambas as pernas e os braços e prenderam-na brutalmente.
Irena mantinha um registo com o nome de todas as crianças que conseguiu retirar do Gueto, que guardava num frasco de vidro enterrado debaixo de uma árvore no seu jardim. Depois de terminada a guerra tentou localizar os pais que tivessem sobrevivido e reunir a família. A maioria tinha sido levada para as câmaras de gás.
Para aqueles que tinham perdido os pais ajudou a encontrar casas de acolhimento ou pais adoptivos. Há poucos anos foi proposta para receber o Prémio Nobel da Paz... mas não foi seleccionada, quem o recebeu nesse ano foi Al Gore, por uns diapositivos sobre o Aquecimento Global.


Diálogo em Memória do Holocausto:

Menina:
Tenho que lhe dizer uma coisa, senhor... Tem no seu braço uma tatuagem sem graça nenhuma. É só um montão de números.
Homem: Bem teria a tua idade quando ma fizeram. Mantenho-a como uma recordação.
Menina: Oh! ... Uma recordação de dias mais felizes?
Homem: Não, de um tempo em que o mundo ficou louco. Imagina-te a ti mesma num país em que os teus compatriotas seguem a voz de um político extremista que não gostava da tua religião.
Imagina que te tiravam tudo, que enviavam toda a tua família para um campo de concentração, para trabalhar como escravos e serem assassinados sistematicamente. Nesse sítio tiravam-te até o teu nome para ser substituído por um número tatuado no teu braço. Chamou-se a isso o Holocausto, quando milhões de pessoas foram mortas só pelas suas crenças religiosas ou diferenças étnicas.
Menina: Então tu usas essa tatuagem para recordares o perigo das políticas extremistas!
Homem: Não, querida. É para que tu o recordes.



Passaram já mais de 60 anos, desde que terminou a 2ª Guerra Mundial na Europa. Este diálogo divulga‑se em memória dos 6 milhões de judeus, 20 milhões de russos, 10 milhões de cristãos e 1.900 sacerdotes católicos que foram assassinados, massacrados, violados, mortos à fome e humilhados.
Agora, mais do que nunca, com o Iraque, Irão e outros, proclamando que O Holocausto é um mito, torna-se imperativo assegurar que o Mundo nunca o esqueça.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Reflexões dos Formandos: Turmas 2S/ 3S/ 9S/ 12S/ 13S


ACTIVIDADE - Área de CP (Cidadania e Profissionalidade):


Neste espaço pretende-se continuar a estimular a vossa participação e utilização do Blog.

A actividade a desenvolver, consiste numa reflexão dos Formandos dos Cursos EFA (Secundário) sobre o seu próprio percurso.


Essa Reflexão poderá ser impressa e arquivada nos vossos Dossiers/ Portefolios Individuais.


Deverão responder, de forma objectiva e sintética, enviando os vossos comentários e informações relativas aos seguintes 5 tópicos:


1.Nome /Turma/ Idade / Situação Profissional.


2. Áreas frequentadas: (CP / CLC/STC)


3. Expectativas e Objectivos na frequência dos Cursos.


4. Principais dificuldades sentidas: (de ordem pessoal, profissional, de conciliação de horários, de apoio prestado pelos formadores, mediadores e coordenação/ Direcção. Condições funcionais disponibilizadas pela Escola, etc.).


5. Parecer/opiniões sobre os temas do Referencial dos Cursos
( temas trabalhados nas diferentes Áreas de Formação).